Foi firmado durante a Expomarau, no último sábado (11), o termo de parceria para implantação do projeto de turismo religioso Rota Aparecida, em Marau. A iniciativa é da Associação das Comunidades Urbanas e Rurais, com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos.
Em entrevista à Vang FM, o secretário da pasta, Paulo César Fontanella Dal Paz, e o presidente da associação, Ilário Comin, destacaram a importância da proposta e os próximos passos do projeto.“É uma construção que vem sendo pensada há dois anos. Junto com a paróquia e a associação, que nos trouxeram a ideia, entendemos que o tema era pertinente e demos o pontapé necessário para viabilizá-lo. Hoje, mais de 20 milhões de pessoas no país praticam o turismo religioso, e acreditamos que temos em mãos um grande projeto, que vai beneficiar entidades e iniciativas como a Rota das Salamarias, o Caminho das Águas e Sabores e as comunidades rurais. Sempre acreditamos nessa proposta e agora vamos trabalhar para tirá-la do papel”, destacou Paulo.
O presidente da associação, Ilário Comin, ressaltou que o projeto também nasce de uma devoção pessoal:“Como devoto de Santa Maria Bernarda, que tem uma história muito bonita em Marau, achei oportuno agregarmos algo a mais. Busquei parcerias e hoje podemos dizer que o projeto vai sair do papel. Será um roteiro muito especial para o nosso município”, afirmou.
De acordo com os organizadores, o próximo passo será engajar as comunidades rurais, divulgando o roteiro e incentivando investimentos em atrativos que complementem a rota religiosa.
O primeiro trajeto da Rota Aparecida terá cerca de 40 quilômetros, seguindo o formato de uma via-sacra, com 14 pontos de peregrinação. O percurso passará por comunidades como Santo Antônio dos Trichês, Gramadinho, Capela do Cachoeirão, São Marcos da Laranjeira, Nossa Senhora do Caravágio, Aparecida, São Paulo da Cruz e Santo Antônio dos Pavan.
Já a segunda etapa do projeto, intitulada “Caminho dos Sinos”, deverá abranger aproximadamente 50 quilômetros, e será divulgada posteriormente.
O pároco da Paróquia Cristo Rei, frei Laércio Duminelli da Luz, também ressaltou o potencial de Marau para o turismo religioso:“Nossa paróquia é centenária, assim como muitas de nossas capelas. Trazer o turismo religioso é algo muito bonito, pois queremos consagrar Marau como um destino de fé. É um começo, mas há uma história centenária de um povo que acredita, e que agora vai dar continuidade a essa trajetória”, afirmou.