Nesta sexta-feira (19), os servidores da Prefeitura de Marau foram trabalhar de pilcha, bombacha e chimarrão na mão. A prefeita Naura Bordignon compartilhou o momento nas redes sociais, destacando o significado de celebrar a cultura local. "Uma forma especial de viver e celebrar a Semana Farroupilha, valorizando nossas tradições gaúchas", escreveu a gestora. Além da prefeita, secretários municipais e o vice-prefeito se uniram à comemoração, trajando vestimentas típicas que caracterizam o Dia do Gaúcho.
Marau conta com uma programação em homenagem aos Festejos Farroupilhas. Neste sábado (20), terá o tradicional Desfile Farroupilha, às 9h, quando 20 entidades tradicionalistas irão se encontrar na Avenida Júlio Borella, no centro da cidade. Em caso de chuva, o desfile será mantido, mas restrito aos cavalarianos.
Também integrando a programação, após o desfile terá um churrasco de integração e provas campeiras. À noite, às 21h, a nova praça de alimentação do Parque Municipal recebe o show-baile com Daniel Hack e Gaúchos Lá de Fora, com entrada gratuita.
As provas campeiras iniciam nesta sexta-feira (19), a partir das 17h, com o I Duelo em Duplas, no Parque Lauro Ricieri Bortolon. No sábado (20), as atividades seguem às 13h30 com laçadas de quartetos e duplas, além da tradicional Oração da Ave Maria, às 18h.
No domingo (21), a programação começa às 7h, com as disputas de Laço Família e Laço Taça Farroupilha. Às 13h, o Estádio Carlos Renato Bebber recebe os jogos campeiros, seguidos pelo Gre-Nal de Bombacha. Também às 14h ocorre o I Torneio de Vaca Para, que premiará vencedores com bicicletas e troféus.
As gineteadas acontecem nos três dias: sexta-feira às 18h30, sábado às 16h e domingo, com a grande final, às 17h. Neste ano, as provas homenageiam o tradicionalista e narrador Paulo Volmir Moraes da Rocha.
O encerramento será no domingo, às 17h30, com a extinção da Chama Crioula, seguida de show-baile com o Grupo Coração Gaúcho, também com entrada gratuita.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM