A Paróquia Cristo Rei de Marau vive a Semana Santa marcada por momentos de espiritualidade, fé e comunhão entre os fiéis. As celebrações que antecedem à Páscoa têm reunido a comunidade em ritos que recordam os últimos passos de Jesus antes da Ressurreição.
A programação teve início no Domingo de Ramos, 13 de abril, com procissões e missas que rememoraram a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. A emoção dos fiéis foi evidente durante a bênção dos ramos, que lotou a igreja e os arredores, marcando o começo do Tríduo Pascal.
Na Quinta-feira Santa, 17 de abril, às 19h, a Missa da Ceia do Senhor foi celebrada com intensidade. Um dos momentos mais marcantes foi o rito do lava-pés, quando o pároco, em gesto de humildade e serviço, lavou os pés de membros da comunidade, simbolizando o amor e o serviço que Cristo ensinou aos seus discípulos. A celebração terminou com a transladação do Santíssimo Sacramento e um tempo de adoração silenciosa.
A Sexta-feira Santa, 18 de abril, ponto central do Tríduo, será marcada pela solenidade da Paixão do Senhor. A celebração, com leituras bíblicas, oração universal e veneração da cruz, convidará os fiéis à meditação sobre o sacrifício de Cristo. A Celebração penitencial e Benção dos chás está marcada para às 9h; a Paixão de Cristo será às 15h; e Via Sacra em Procissão luminosa acontece às 19h, com saída em frente ao Hospital São Lucas, até a Igreja Matriz.
As celebrações seguem com a Vigília Pascal no Sábado Santo, considerada a mais importante do calendário litúrgico, com a bênção do fogo novo, proclamação da Páscoa e o anúncio da Ressurreição. A tradicional Missa Campal da Ressurreição está prevista para às 19h.
Para o Domingo de Páscoa, 20 de abril, a Missa acontece em dois horários: às 8h e 19h.
O pároco da paróquia Cristo Rei, Pe. Láercio Duminelli da Luz, destacou a participação ativa da comunidade: “É com alegria que vemos os fiéis se unindo em oração, celebrando com fé os mistérios centrais da nossa fé cristã. A Semana Santa é tempo de conversão, de recomeço e de esperança.”
Momento de adoração e confissões
A Paróquia Cristo Rei reforça o convite para que todos participem das celebrações pascais. Haverá momentos de adoração e confissões. Eles ocorreram na terça e na quarta-feira, das 8h às 12h30min, na quinta-feira das 20h às 23h e nesta Sexta-feira Santa, será das 7h30min às 17h.
Imagem: Matheus Basso/Jornal Folha Regional