A Sicredi Aliança RS/SC/ES, por meio da área de Desenvolvimento do Cooperativismo, promoveu os eventos de abertura das atividades educacionais do Programa a União Faz a Vida (PUFV), na primeira quinzena de fevereiro. No Rio Grande do Sul, a atividade foi realizada na Sede Administrativa da cooperativa, em Marau, e reuniu profissionais da educação de Marau, Vila Maria e Camargo. Em Santa Catarina, a abertura ocorreu no Salão Evangélico, em Leoberto Leal. Ao todo, as atividades reuniram mais de 400 profissionais da área de diferentes municípios.
A formação reuniu profissionais da educação, além das professoras, gestoras e coordenadoras das escolas. Também participaram do evento autoridades municipais, entre prefeitos, secretárias de Educação e equipes diretivas, bem como gestores e colaboradores da cooperativa. No Rio Grande do Sul, foram 375 professores das escolas municipais de Marau, Vila Maria e Camargo. Em Santa Catarina, foram 50 educadores das escolas municipais de Leoberto Leal.
Durante a abertura, os educadores tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia utilizada no programa e os projetos cooperativos, apresentados pela cooperativa. As demais atividades foram desenvolvidas pelas assessoras pedagógicas terceirizadas, com as temáticas que envolvem os valores do Programa a União Faz a Vida: diversidade, solidariedade, justiça, diálogo, cultura científica, integralidade e mobilização social.
De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Layzirre Afonso, o programa fortalece o vínculo da cooperativa com a área da educação e contribui diretamente para o trabalho cotidiano dos educadores. Por meio das assessorias, os professores recebem orientações que auxiliam no direcionamento e no desenvolvimento dos projetos realizados pelos alunos.
“A abertura do ano letivo com as escolas do Programa A União Faz a Vida reforça a importância que a Sicredi Aliança RS/SC/ES dá à educação como base do cooperativismo. Por meio dos encontros de educação continuada realizados com professores no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, fortalecemos o conhecimento, a troca de experiências e o compromisso com a formação dos educadores, refletindo diretamente na aprendizagem dos alunos”, pontua.
O Programa A União Faz a Vida completou 30 anos em 2025. Ao fortalecer valores de educação, cooperação e cidadania para crianças e adolescentes, a iniciativa contribui com a educação cooperativa no Brasil, transformando a realidade de famílias e comunidades, construindo o futuro com o cooperativismo.
A formação do PUFV 2026 deve ser realizada também em Garopaba e Alfredo Wagner, em Santa Catarina, e Nicolau Vergueiro, no Rio Grande do Sul, com datas a serem confirmadas.
Dados gerais do PUFV na Sicredi Aliança RS/SC/ES em 2025
Presente em 4 municípios do RS: Marau, Vila Maria, Camargo e Nicolau Vergueiro;
Presente em 3 municípios de SC: Alfredo Wagner, Leoberto Leal e Garopaba;
43 escolas atendidas pelo programa;
550 professores atendidos pelas iniciativas formativas e assessorias pedagógicas;
Mais de 5.000 alunos.