A Sicredi Aliança RS/SC/ES realizou o Encontro Anual dos Coordenadores de Núcleo 2025 na quinta-feira (14), na sede administrativa da cooperativa, em Marau. A atividade reuniu coordenadores de núcleo do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo, dos municípios da área de atuação.
O encontro é uma prévia do planejamento para 2026 e reforça o protagonismo dos associados ao centro nas decisões estratégicas da cooperativa. Na oportunidade, os coordenadores de núcleo puderam avaliar a atuação da Sicredi Aliança, ter um momento de escuta e diálogo, além de participar da sugestão de melhorias e soluções para o planejamento das agências.
O presidente da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Ivo Miri Brugnera, destacou que o evento é muito importante para a cooperativa para dar voz aos 165 mil associados nos três estados. Segundo ele, é o momento do ano em que a cooperativa busca escutar o associado, por meio dos coordenadores, para colaborar com o desenvolvimento de cada região.
“Cada um desses coordenadores possui, em média, dois mil associados que eles representam. Então, eles trazem sugestões de melhorias, avaliam o que está bom, o que pode melhorar e quais linhas de crédito precisam para desenvolver a sua comunidade local e os negócios da sua região. É uma forma assertiva que a cooperativa busca para atender cada vez melhor as necessidades dos nossos associados, que são os donos da cooperativa, e tornar as suas regiões mais prósperas”, afirma.
O encontro foi realizado durante toda a quinta-feira. Pela manhã, a apresentação da história de Isabelli Macedo de Ávila, contemplada pelo Fundo Social pela APAE de Antônio Carlos (SC), emocionou os presentes. Mais tarde, a palestra “A importância do autoaprimoramento e da percepção da realidade para a inovação organizacional”, foi conduzida pela Prof. Dra. Kelly Bruch. À tarde, o Workshop “Construção de cenários futuros desejáveis” foi realizado pela equipe docente da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com liderança da Prof. Dra. Kelly Bruch.
Para o diretor executivo da Sicredi Aliança RS/SC/ES, Cristiano Piano, o encontro demonstra a relevância do associado no acompanhamento das decisões estratégicas da cooperativa. “É uma oportunidade importante para dividir os números da cooperativa, apresentar o desempenho, o que foi planejado e como estamos para o futuro. Quanto mais o associado conhece a cooperativa, mais ele pode contribuir e tomar decisões assertivas acerca da sua gestão. Queremos que, cada vez mais, os associados demonstrem vontade de participar, de contribuir e, de fato, construir cada vez mais uma cooperativa pujante, forte, aderente e ligada com aquilo que é o seu objeto de existência, que é atender às redes associadas e desenvolver as comunidades”, enfatiza.
Associados viajam milhares de quilômetros para participar
Produtora rural de café e cacau, a coordenadora de núcleo de Conceição do Castelo (ES), Julian Karla Zeferino, viajou quase dois mil quilômetros para estar presente no evento. Segundo ela, é uma honra representar os associados da cidade capixaba. “Quando minha gerente veio conversar comigo e fazer o convite, me senti muito honrada. Já participamos de outras reuniões do Sicredi e sempre é especial. Eu e meu esposo gostamos muito da essência cooperativista, nós cremos que juntos vamos mais longe. Então, o sentimento é de pertencimento à cooperativa. Percebemos que no Encontro de Coordenadores tudo foi muito bem planejado, cada detalhe pensado para impactar na nossa vida. Muitas ideias surgiram nesse evento que, com certeza, vão ajudar na evolução da cooperativa”, declara.
Há oito anos presente no Encontro de Coordenadores de Núcleo, a associada Maria Ângela Werner Philippi, de Biguaçu (SC), agradece a transparência da cooperativa com os seus associados. “Eu participo deste evento há oito anos e é sempre uma felicidade estar junto com as decisões tomadas pelo Sicredi. O que mais me impressiona é a transparência de nos apresentarem os números, solicitar melhorias em todos os setores. Me sinto lisonjeada de estar presente neste evento em todos esses anos”, pontua.
Cooperativa possui 165 mil associados em três estados
Durante o encontro, o presidente da cooperativa, Ivo Miri Brugnera, destacou números importantes aos coordenadores com dados atualizados. Em expansão, a Sicredi Aliança RS/SC/ES atualmente conta com R$ 5,52 bilhões em ativos totais e R$ 528 milhões em patrimônio líquido, 165 mil associados e está presente em 47 municípios dos três estados de atuação. A cooperativa conta com 717 colaboradores.
“Esses números demonstram o crescimento e a expansão da cooperativa. É importante apresentarmos a realidade aos coordenadores, porque logo iniciamos o nosso planejamento para 2026. Portanto, com todas as perguntas, dúvidas, sugestões e soluções apresentadas, conseguimos traçar um bom plano de trabalho para contribuir cada vez mais para o nosso associado”, completa Miri.
Fotos: Guilherme Bordin
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM