O auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau sediou, nesta quarta-feira (20), um encontro regional que reuniu representantes de 18 municípios com o objetivo de discutir a sustentabilidade do movimento sindical. A pauta principal girou em torno dos impactos provocados pela operação que desvendou fraudes no INSS, afetando diretamente sindicatos que contavam com descontos regularizados.
A operação revelou a existência de associações fraudulentas que realizavam descontos indevidos nos benefícios de aposentados. Como medida de contenção, o INSS suspendeu todos os descontos sindicais, mesmo nos casos em que havia autorização formal dos associados. A decisão resultou em uma queda nas receitas das entidades sindicais.
O evento contou com a presença de lideranças do setor, como a coordenadora regional e presidente do STR de Passo Fundo, Marines Scapini Penz, o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS), Eugênio Zanetti Fernandes, e o presidente do STR de Marau, Silvio Borghetti.
“É um tema que não gostaríamos de estar tratando, pois sempre atuamos com muita transparência e responsabilidade em relação aos descontos dos nossos associados. Seguimos um protocolo rigoroso, estabelecido por meio de convênio com o INSS há muitos anos. Inclusive, já denunciamos diversas fraudes e irregularidades. Mas temos documentação que comprova nossa lisura, o que nos dá tranquilidade para enfrentar essa situação”, afirmou a coordenadora regional, Marines Scapini Penz.
Já o presidente do STR de Marau, Silvio Borghetti, destacou a importância da união para o fortalecimento do movimento. “Estamos debatendo com a Fetag estratégias para reforçar cada vez mais o nosso sindicato. Os STRs dos municípios são uma referência e temos que ter essa entidade cada vez mais fortalecida financeiramente e com associados”, concluiu o sindicalista.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM