Entre os dias 01 e 09 de setembro foi realizado o Levantamento de Índice Amostral (LIRAa/LIA) no município de Vila Maria. A Vigilância Ambiental em Saúde em conjunto com as Agentes Comunitárias de Saúde realizaram visitas em 20% dos imóveis para verificar o índice de infestação predial bem como a possibilidade de surtos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.
Foram realizadas 407 visitas, encontradas cinco amostras sendo duas positivas para Aedes aegypti, o que determinou nível baixo para o risco de surtos de doenças relacionadas ao vetor. Com índice de 0,5 % dos imóveis com presença de focos. Os principais criadores encontrados foram as lonas e pneus.
No mês de setembro o monitoramento por armadilhas ovitrampas, realizado pela equipe da Vigilancia em Saúde Ambiental do município, não detectou a presença de ovos de Aedes aegypti, as armadilhas são utilizadas para monitorar e avaliar a presença e circulação do Aedes aegypti, consequentemente, identificando as de áreas de risco, direcionando o trabalho de prevenção e controle de arboviroses como dengue, Zyka Vírus e Febre Chicungunha.
Os resultados do trabalho são de acesso público, e reflete a situação do município mês a mês. Quem tem interesse em acompanhar a situação de infestação próximo a sua residência pode acessar o mapa de Vila Maria com o resultado pelo linK: https://saude.rs.gov.br/arboviroses-paineis-de-dados