Os Festejos Farroupilhas de Marau iniciam oficialmente neste fim de semana, com a realização do XXIV Costelão Fandango do CTG Sentinelas do Pago no sábado (6), a partir das 19h. A programação conta com uma sequência de eventos que segue até o dia 21 de setembro. A solenidade marca também a posse do novo Patrono Eleno Ramos e da nova Prenda Farroupilha Ana Júlia Camera, ambos representantes do CTG Sentinelas do Pago, que assumem o cargo que até então é de Jovino Segala e Caroline Ribeiro Xavier.
Após, às 20 horas será servido jantar com cardápio composto por costelão, galeto, linguiça, arroz à grega, maionese, pão e saladas e diversas. Na sequência, acontece baile animado por Mateus Lodi & Grupo. Os ingressos já estão sendo vendidos pela entidade no valor de R$ 60,00.
De acordo com o Patrono Eleno Ramos, a expectativa é grande para a programação. "Humildemente nós vamos levar a todos os lugares possíveis amostras da tradição gaúcha e habilidades artísticas dos integrantes dos nossos CTGs para que mais pessoas possam ter contato com a nossa tradição". Já a Prenda Farroupilha Ana Júlia Camera ressaltou a importância da continuidade do trabalho realizado ao longo dos anos: "Desejo que a população marauense possa viver e sentir um pouco mais da riqueza da nossa cultura tradicionalista, que há tantas gerações nos inspira e nos move. Que esta seja uma festa grandiosa, marcada pela união e pela fraternidade, em que todos celebremos, como verdadeiros irmãos, uma data tão significativa para Marau e para as entidades tradicionalistas que, com orgulho, mantêm-se sempre em evidência".
Também neste fim de semana, no domingo (07), acontece a partir das 17 horas, no Altar da Pátria, a junção da Chama da Pátria e Crioula. Ainda, a programação se estende nos próximos dias com eventos culturais, musicais, gastronômicos e campeiros.
Neste ano, o tema da programação será “Ondas curtas para uma história longa – O centenário de Darcy Fagundes e os 70 anos do Grande Rodeio Coringa”. A escolha destaca a relevância do radialista, especialmente por meio do programa que marcou época no rádio.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM