Após o recesso parlamentar, a terça-feira (3/02) marcou o reinício das atividades legislativas com a eleição e a posse da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para 2026/2027. A cerimônia ocorreu em sessão solene no Plenário 20 de Setembro, e o deputado Zanchin será o primeiro secretário. Pelo acordo pluripartidário, o deputado Sergio Peres (Republicanos) assumiu a presidência da Casa.
A primeira e a segunda vice-presidências serão ocupadas pelos parlamentares Dr. Thiago Duarte e Adolfo Brito, respectivamente. E, como segundo, terceiro e quarto secretários, ficarão responsáveis, nessa ordem, Pepe Vargas, Delegada Nadine e Paparico Bacchi.
"Em 2023, com muita honra e responsabilidade, presidi o Parlamento gaúcho, o que propiciou, entre outras medidas, a aprovação da Lei do Marco Legal da Educação. Elaborada com apoio de equipe técnica e qualificada, a legislação promove a melhoria sistêmica da qualidade do ensino em colaboração com os municípios, além de criar políticas públicas robustas, compostas por metas e indicadores", declarou Zanchin.
Ainda nesta primeira semana de fevereiro voltaram a ocorrer sessões ordinárias e atividades de comissões parlamentares permanente e temporárias. Este ano, o marauense integra as comissões de Educação e da Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo.
"O mandato do amigo Sergio Peres promoverá o debate municipalista no Parlamento gaúcho, com participação de lideranças federais, estaduais e locais para discutir formas de destinar mais recursos para as cidades. Além disso, desejo que os demais integrantes da Mesa Diretora tenham sucesso em suas respectivas atribuições, já que isso redundará em melhor qualidade de vida para nosso digno povo, concluiu o parlamentar.
Crédito da foto: Lucas Kloss / ALRS.
Autor: Departamento de Jornalismo/Vang FM