A inauguração do serviço especializado de saúde da pessoa idosa Saúde 60+RS no Hospital Cristo Redentor (HCR) representa importante conquista para Marau e 60 municípios da região. Ao lado da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, da prefeita de Marau, Naura Bordignon, do presidente do HCR, Adelar Confortin, do administrador Marcelo Borghetti, do presidente do Conselho Deliberativo Antônio Roso, demais integrantes da diretoria e de funcionários do hospital, o deputado Zanchin saudou a decisão do governo gaúcho.
O ato ocorrido em 23 de outubro, que assegurou o repasse de R$ 120 mil mensais do governo do Estado, também representou outra importante marca: havia mais de duas décadas que o(a) titular da Secretaria Estadual da Saúde não cumpria agenda em Marau. A propósito, a secretária Arita elogiou a estrutura física do HCR.
Para Zanchin, “a iniciativa do Executivo é meritória, pois proporcionará a oferta de cuidado multidisciplinar especializado e continuado para essa parte da população que tanto precisa de auxílio, com a expectativa de reduzir casos de hospitalização e diminuir as filas de espera na atenção especializada”.
O Saúde 60+ RS tem como objetivo ofertar atendimento ambulatorial especializado e regionalizado, para pessoas com 60 anos ou mais, classificadas como “frágeis” na Atenção Primária à Saúde e/ou com diagnóstico de demência. O propósito é promover a melhora da funcionalidade, da qualidade de vida e do suporte familiar da pessoa idosa, além de contribuir para o manejo de situações complexas.
O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior proporção de idosos no país: 20,15% da população, o que representa cerca de 2,19 milhões de pessoas, segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Entre 2010 e 2022, o número de pessoas com 60 anos ou mais cresceu 50% no Estado.
*Assessoria de Comunicação Deputado Zanchin